Uber Flash – O que é, Como funciona, Como solicitar e Dúvidas
Você já ouviu falar do Uber Flash? O Uber Flash é uma nova categoria no aplicativo da Uber que foi criada especialmente para o momento turbulento em que vivemos, em meio a uma pandemia.
Isso porque, nessa situação, é recomendável que se evite sair de casa o máximo possível, seguindo protocolos de saúde para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus.
Pensando nisso, o Uber Flash surgiu. Entenda mais o que é essa nova modalidade para aproveitá-la!
Uber Flash: O que é e como funciona?
O Uber Flash permite que você solicite viagens para enviar itens pessoais sem sair de sua casa.
Ou seja, é uma funcionalidade onde você solicita viagens a motoristas parceiros que fazem uso do aplicativo da Uber para que eles façam a entrega de seus artigos pessoais a algum terceiro.
Ao aceitar sua solicitação, você e o motorista estabelecem uma relação direta. Você se comunicará com o motorista parceiro por meio do chat dentro do aplicativo, assim poderá coordenar os detalhes da entrega.
Vale mencionar que o motorista parceiro não terá um canal de comunicação com o destinatário, sendo de responsabilidade sua coordenar com a pessoa que receberá o item e os detalhes da entrega.
Uma sugestão é que você compartilhe a viagem com o destinatário, assim a pessoa consegue acompanhar o envio em tempo real.
Caso o motorista parceiro não encontre o destinatário, ele irá entrar em contato com você (usuário que solicitou o envio) por meio do aplicativo, para que você possa fornecer instruções sobre como ele deve proceder.
Caso o motorista não consiga contato com você, a própria Uber recomenda que ele aguarde 10 minutos para conferir se o destinatário aparece. Se isso não acontecer, o motorista deverá retornar ao endereço onde o item foi entregue (o ponto de partida).
O item poderá ser deixado na porta caso você (usuário que enviou o item) não comparecer.
Inicialmente, o Uber Flash foi desenvolvido para estar disponível em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, podendo posteriormente ter ampliação da modalidade para outras cidades.
O fato é que esse é um serviço temporário, com o intuito de apoiar a população diante da crise da COVID-19. Por isso, ele pode se tornar indisponível conforme os critérios da Uber.
Como solicitar Uber Flash?
O funcionamento do Uber Flash é equivalente à solicitação de uma viagem UberX, porém ao invés de você solicitar uma viagem de deslocamento seu, será necessário solicitar o envio de um item.
Para isso, abra o aplicativo da Uber e siga os passos abaixo:
1– No app, digite o ponto de retirada e de entrega do item,
2– Selecione a opção Uber Flash,
3– Confirme o envio.
Agora, fique com o artigo pessoal pronto para entregar ao motorista parceiro. Não esqueça de responder via chat qual é o nome do destinatário.
Quando o motorista chegar, entregue o item a ele.
Lembre-se da dica em compartilhar a viagem com o destinatário para que ele siga o envio em tempo real e garantir que a entrega seja bem-sucedida.
A viagem pode ser paga por meios de pagamento digital, como cartões ou créditos Uber, além de dinheiro. Na tela do aplicativo, aparecerá o valor sugerido da viagem, sendo que ele será calculado de acordo com o tempo e distância estimados.
É importante que não se envie itens que ultrapassem R$ 500, preferencialmente de tamanhos pequeno ou médio, de no máximo 10 kg (é o peso de uma mala de mão, por exemplo), que possam caber em um veículo de UberX.
É proibido o envio de itens como:
- Bebida alcoólica,
- Tabaco,
- Arma de fogo ou munição,
- Bens ilegais/roubados,
- Narcóticos,
- Materiais perigosos (como venenosos, explosivos, inflamáveis, etc.),
- Animais,
- Espécies reguladas,
- Dinheiro,
- Gift cards,
- Objetos de alto valor,
- Joias,
- Medicamentos controlados.
Entre vários outros não permitidos por lei.
O uso do Uber Flash fica disponível das 6h às 23h.
Dúvidas sobre Uber Flash
Alguns questionamentos ainda estão pendentes? Veja abaixo as perguntas e respostas mais comuns sobre o Uber Flash:
1– Quem irá pagar a viagem de volta se o destinatário não receber o item?
Se o motorista parceiro precisar retornar ao ponto de partida para devolver o item pelo não recebimento do mesmo por parte do destinatário, a viagem será ajustada de modo automático com o valor desse retorno ao endereço de origem.
2– Os itens possuem seguro durante o envio?
Não, o item que será entregue não é assegurado, independentemente de ocorrer perda ou dano.
3– Há algum responsável caso ocorra algum dano ou perda?
A Uber coloca a segurança como uma de suas prioridades, por isso todos os motoristas parceiros passam por checagens.
Entretanto, se houver dano ou extravio do item, a Uber não assegura o mesmo, muito menos se responsabiliza pelo custo dos envios.
4– O motorista parceiro pode cancelar uma viagem?
Sim, se o motorista não estiver se sentindo confortável com o item a ser transportado no ponto de coleta, ele poderá fazer o cancelamento da viagem.
5– É possível agendar um envio de itens?
Até o momento, não há opção de agendamentos de envios.
Você gostou da proposta da Uber Flash? Já fez uso desse serviço? Comente conosco sua opinião e o que achou da iniciativa da Uber!