iFood Restaurante – Como cadastrar estabelecimento no aplicativo de delivery
Quer saber como fazer o cadastro no iFood Restaurante? O aplicativo é um dos maiores no ramo de delivery, e ajuda a conectar restaurantes, entregadores e clientes de todo o Brasil. Assim, pode implementar seu negócio, inserindo mais formas de pagamento pelo delivery de comida mais famoso do país, além do mercado iFood, basta se cadastrar o quanto antes.
Mas para conseguir oferecer seus produtos, pratos e iguarias junto ao iFood, é preciso saber como realizar o cadastro. Dezena de restaurantes já utilizam os serviços da empresa, e vem aproveitando os benefícios que ele traz.
Com isso, essa é boa chance de conseguir aumentas suas vendas, além de toda a divulgação que pode conseguir. E para te ajudar, separamos aqui um conteúdo exclusivo, explicando passo a passo como você pode fazer o seu cadastro no iFood Restaurante. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona o Ifood?
Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre como você pode fazer a inscrição do seu estabelecimento no iFood Restaurante, é preciso saber o que o aplicativo realmente é. Assim, você fica mais informado pelo iFood, comprando comida de mercado, contratando iFood entregadores e melhorando as vendas de seu estabelecimento ou seu restaurante.
Em resumo, a empresa é uma das maiores no ramo da foodtech – ciência e tecnologia aplicada ao mercado alimentício – de toda a América Latina. Criada no Brasil, a empresa já marca presenta também na Argentina, México e Colômbia.
Com isso, o serviço de entrega de comidas por meio do aplicativo, onde restaurantes e entregadores se cadastram, permite uma maior conectividade entre os consumidores e estabelecimentos. Se você ainda está em dúvidas, você pode sempre se informar melhor pelo site da empresa.
Além disso, desde o seu lançamento, que aconteceu em 2011, o aplicativo já conta com uma boa base de usuários. Atualmente, mais de 6 milhões de pedidos são feitos todos os meses. Com a iFood você recebe os melhores alimentos em sua casa, sem ter que se deslocar ou até mesmo perder tempo de saída e retorno para casa.
Dessa forma, além de aumentar a venda de bares e restaurantes, o app ainda permitiu que muitos conseguisse uma forma de ganhar uma renda extra, ou até mesmo uma renda mensal por meio das entregas.
Mas para que o seu estabelecimento possa fazer parte do aplicativo, e aproveitar os benefícios, é preciso saber como fazer o cadastro no iFood Restaurante. Assim, você também pode começar a entender melhor a iFood.
Cadastro de restaurante no Ifood
Apesar de ser um processo relativamente fácil, o cadastro iFood Restaurante pode gerar algumas dúvidas pontuais.
Sendo assim para te ajudar a entender como funciona todo o processo, separamos aqui algumas dicas e pontos importantes que você deve se atentar.
Em primeiro lugar, é necessário que você acesse o site oficial do iFood e preencha o formulário de inscrição.
Em seguida, basta encaminhar os dados para análise, de acordo com o que foi solicitado pela empresa. Se o seu restaurante atender as exigências básicas do iFood, uma equipe entrará em contato com você para acertar os detalhes.
Como funciona iFood para restaurante?
O app do iFood para restaurante é muito eficaz para quem quer aumentar suas vendas, os lucros e também conseguir fidelizar mais seus clientes, visto que é uma forma muito mais acessível de atingir novas pessoas.
Ele é conhecido como um app de entrega de comida gratuita para quem se cadastrar nele, onde é possível ter acesso ao cardápio do restaurante, fazendo o pedido de uma maneira muito rápida e simples. Ele ganha vantagem visto que o cliente não precisa ficar esperando na linha telefônica para conseguir fazer seu pedido, ademais, também pode acompanhar todo o processo de saída até entrega em sua casa.
O pagamento também é outro facilitador, visto que pode ser feito diretamente pelo aplicativo com o cartão de crédito, por dinheiro ou até mesmo pagamento na hora com cartão de crédito/débito.
Além disso, o iFood também ganha destaque por entre os concorrentes por causa de seus cupons de desconto exclusivos, dos quais são enviados pelo próprio app, além de diversas opções de promoções constantes.
O restaurante que quer fazer seu cadastro, precisa apenas preencher seus dados como CNPJ e demais questões, colocando o cardápio a disposição, o que impulsiona muito o consumo em seu estabelecimento, visto que estará dentro da categoria de alimentos e também muitas vezes, na página inicial do app.
Qual a taxa do iFood para restaurantes?
O restaurante que fizer o seu cadastro no iFood terá que pagar certa parte de seus lucros para o app, sendo que existem alguns planos exclusivos, veja abaixo quais são eles:
Plano básico
Os restaurantes tem a responsabilidade de fazer a produção e entrega dos pedidos, onde a mensalidade é de R$100, caso se venda mais de R$1800 ao mês. Essa fatura é composta de três requisitos:
- Comissão de até 12% do valor total de cada pedido;
- A taxa de transação muda de acordo com a modalidade que for contratada;
- Caso o restaurante queira antecipar a data de repasse, pode pagar uma taxa para que tenha essa antecipação.
Nesse plano em específico, a definição da taxa de entrega é definida pelo próprio restaurante, visto que a entrega também é de responsabilidade do mesmo.
Plano entrega
Neste plano em específico, os restaurante são os responsáveis apenas por produzirem o pedido, sendo que todo o processo de retirada e entrega é feito pelos parceiros independentes que estão cadastrados no app do iFood. A mensalidade é o valor fixo de R$130, caso se venda mais de r$1800 ao mês.
A fatura do plano também inclui:
- A comissão, que nesse caso é de 23% do valor total de cada pedido;
- A taxa de transação varia de acordo com o produto;
- O restaurante também pode fazer a antecipação de seu repasse caso queira, pagando uma determinada taxa.
Essa taxa de comissão é maior para que o app possa manejar com o devido cuidado todos os motoristas de entrega, dessa forma, o valor da taxa de entrega é definida pelo próprio iFood, que faz toda a operação entre os restaurantes, os clientes e os entregadores.
Como contratar iFood para meu restaurante?
Agora que você sabe que terá que escolher entre um dos planos acima, será necessário garantir uma entrega rápida e ter CNPJ registrado.
Veja o processo abaixo para criar se cadastro e faça o quanto antes:
- Acesse o site oficial do iFood, agora, no canto superior direito, você precisa clicar em “Restaurante”, o que te levará a uma nova página;
- Na nova página que irá se abrir, você precisa preencher um formulário, do qual precisará do seu nome, e-mail, celular do proprietário;
- Clique então em “Começar cadastro”;
- Nesse momento você precisará preencher as seguintes informações: CNPJ, razão social, nome do restaurante, telefone, CEP, cidade, estado, bairro, endereço, número de complemento, qual a especificidade do seu negócio e se possui ou não o serviço de entrega próprio;
- Agora, você será encaminhado para escolher qual é o melhor plano para sua região, sendo que receberá demais informações direto no e-mail que foi informado.
Dessa forma, depois que sua assinatura estiver finalizada, o iFood entrará em contato com você para que possa registrar seu cardápio na plataforma, sendo assim possível fazer o cancelamento em qualquer momento, sem romper nenhum plano de fidelidade.
Como montar cardápio iFood?
Primeiro, crie todas as categorias de produtos que serão vendidas por meio do iFood, sempre com imagens bem realistas dos alimentos que serão vendidos, ademais, faça uma lista que relacione todos os produtos e os alimentos que englobam cada um deles.
Agora, veja como fazer o cadastro do cardápio direto no site do iFood:
- Depois de estar com seu contrato em ordem com o iFood, será preciso cadastrar seu cardápio;
- A plataforma fará um pré registro dos produtos, sempre focando na agilidade do atendimento;
- Faça seu login no site oficial do iFood e selecione a opção “Cardápio”, que está localizado no menu da esquerda;
- Verifique os produtos que já foram registrados, você pode escolher entre “pausar produto”, “duplicar” ou “editar”;
- Uma nova tela chamada de “informações gerais” irá se abrir, onde você deve colocar: a foto de alta qualidade do seu produto, colocar a lista de ingredientes e especificações sobre quantidade, colocar o preço do produto, criar um nome para o produto e por fim, escolher qual a categoria ele se encaixa;
- Você deve selecionar a disponibilidade do produto, escolhendo se ele será vendido apenas em um dia da semana ou estará sempre acessível para o consumidor;
- É preciso preencher com os complementos disponíveis, caso existam, dessa forma, o cliente poderá adicionar uma maionese ou outro item a mais;
- Preencher a aba de promoções, caso exista, colocando demais informações interessantes para ganhar seu cliente.
É sempre interessante destacar que o cardápio é a porta de entrada para conseguir ganhar mais clientes, por isso, tente caprichar o máximo possível nas fotos que são tiradas, na descrição, no português e também nas promoções, fidelizando cada vez mais pessoas com o seu produto.
Requisitos para o cadastro
Ao fazer o seu cadastro, será solicitados alguns dados, como já dissemos acima, além dos requisitos que seu estabelecimento deve atender. Dentre as principais exigências para que seu cadastro seja aceito, estão:
- Oferecer bom cardápio, dentro das expectativas do app;
- Ter um computador e acesso à Internet no local;
- Possuir CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
- Dispor de uma equipe de entregadores – nos casos das cidades onde o iFood não dispõe de colaboradores;
- Procurar estar sempre aprimorando o atendimento;
- Entregar refeições prontas para o consumo dos clientes.
Com isso, caso atenda aos requisitos, o próximo passo do iFood Restaurante é assinar o seu contrato online e começar a divulgar seu estabelecimento no app.
Qual a taxa cobrada pelo iFood?
Outro ponto com o qual você deve ficar atento é sobre as categorias do iFood Restaurante e em qual delas o seu estabelecimento se enquadra. Cada uma possui benefícios, valores e requisitos diferentes.
Ou seja, quando maiores os seus benefícios, maior será o valor do cadastro e das taxas cobradas do seu estabelecimento. Dentre as categorias oferecidas, estão:
- iFood Básico – para restaurantes que fazem a entrega. A taxa sobre o valor dos pedidos, incluindo taxa de entrega, é de 12%. A mensalidade dessa categoria é de R$ 100,00. Nessa modalidade, os pedidos com pagamento pelo app – cartão de crédito – tem desconte de 3,5% em relação à taxa de transação cobrada pelos cartões;
- iFood Entrega – aqui o iFood realiza a entrega (disponível de acordo com a região). A taxa sobre o valor dos pedidos é de 27%. A mensalidade dessa categoria é de R$ 130,00.
Além disso, em ambos os casos, os pedidos com pagamento pelo app são repassados ao restaurante por meio transferência bancária, no prazo de até 30 (trinta) dias.
Quais são as vantagens de cadastrar pelo iFood?
Veja abaixo quais são as principais vantagens de se cadastrar no iFood e fique ligado:
Facilidade para o cliente
Com a facilidade de conferir o cardápio pelo computador ou diretamente pelo app, seus clientes tem tempo para pensar e visualizar quais são os itens que mais desejam consumir, poupando tempo e processo de espera.
Além disso, é sempre importante tentar entregar os alimentos dentro do prazo, visto que quem está pedindo, provavelmente está com fome.
Cadastro fácil
É simples e rápido de realizar o cadastro no iFood, sem falar que o procedimento é inteiramente gratuito, apenas realizando o pagamento referente aos pedidos realizados. Assim, a empresa consegue atender a clientes de todos os públicos e locais existentes.
Gerenciamento simples
Para mexer no iFood, tanto quem está vendendo os produtos quanto quem está comprando é muito simples, basta começar a fuçar todos os procedimentos e itens ali existentes e pronto, muito mais simples e rápido do que se imagina.
Segurança no pagamento
A plataforma oferece a opção de repasse do pagamento, seja por meio do cartão de crédito ou PIX, é muito mais fácil e simples do que se imagina, além de bem seguro para ambas as partes.
E as desvantagens?
Mesmo que ainda sejam reduzidas, existem algumas pequenas desvantagens de usar o iFood, sendo que algumas delas são:
Depender da internet
Tanto para o comprador quanto para o vendedor, é necessário ter acesso a internet. Não é algo tão simples de não ter esse acesso, porém, pode acontecer quando menos se imaginar.
Comissão elevada
Os valores para que os restaurantes insiram sua marca dentro do iFood costuma variar entre 15 até 27%, o que é considerado abusivo para muitas empresas que não fazem essa inclusão.
Alta concorrência
Por fim, a maioria das pessoas utiliza o iFood, sendo assim, muito mais difícil de realizar uma venda quando em concorrência direta com os demais, por isso, invista em fotos de qualidade e matéria prima reconhecida.
Conseguiu entender como funciona o iFood restaurante? Você pode conferir outras dicas e recomendações sobre os serviços de aplicativos em nosso site. Clique e confira!