Desinfecção de veículos de aplicativos (Uber, 99). Como funciona?
A desinfecção de veículos de aplicativos vem sendo uma das ações mais importantes tomadas pelas empresas. Nesse caso, a desinfecção de veículos de aplicativos tem um objetivo simples: evitar que clientes e motoristas se contaminem com a COVID-19 durante as viagens.
Cada uma das empresas de aplicativo de transporte lançaram mão de estratégias para proteger a população e evitar tal contato.
Veja como esse processo funciona na Uber e 99!
Desinfecção de veículos de aplicativos Uber
Com a preocupação com o avanço da pandemia, a Uber usa a tecnologia de verificação de uso de máscara – um mecanismo de verificação online das medidas de segurança implantadas a fim de diminuir a transmissão e contaminação pelo novo coronavírus.
Antes de o motorista ou entregador ficar online, o aplicativo da Uber solicita que o mesmo confirme que está usando a máscara de proteção facial.
O parceiro colaborador deverá tirar uma selfie para comprovar a utilização. Nesse caso, uma vez que a máscara tenha sido detectada na imagem, ele estará liberado para fazer suas corridas.
Além desse diferencial, a Uber conta com a possibilidade de solicitação de reembolso por parte dos motoristas para itens como álcool em gel e máscaras que foram adquiridos.
Tratando-se da desinfecção de veículos de aplicativos Uber, a empresa criou um Centro de Higienização, que reúne três serviços especiais para a proteção contra a COVID-19:
- Desinfecção gratuita – usando-se uma solução utilizada em hospitais para proteger o carro ou mochila de entrega, com certificação da ANVISA,
- Kit gratuito para higienização pessoal – 3 frascos de álcool em gel para as mãos, 1 desinfetante para superfícies e 2 máscaras reutilizáveis,
- Instalação de divisória de proteção de polietileno nos carros dos motoristas para diminuir o contato com os passageiros.
Para fazer uso desses serviços, é necessário que o motorista ou entregador parceiro agente um horário, no site oficial da Uber.
De maneira constante, o aplicativo envia mensagens informativas para clientes e motoristas sobre os cuidados necessários nessa época de pandemia.
Outro cuidado feito foi a suspensão da modalidade Uber Juntos, que permitia o compartilhamento de viagens. Nas entregas, há agora a opção de “deixar na porta”, para que o cliente evite o contato com o entregador.
A Uber ainda promete assistência financeira para motoristas ou entregadores parceiros que sejam diagnosticados com COVID-19 ou que façam parte do grupo de risco por até 14 dias, desde que se apresente atestado médico.
Desinfecção de veículos de aplicativos 99
Já a desinfecção de veículos de aplicativos, falando-se especificamente do 99, já aborda a limpeza dos veículos, cujo processo tem como finalidade criar uma camada extra de proteção por até 72 horas.
Após expirar a proteção, os motoristas podem voltar para a fila de limpeza do automóvel, sempre que acharem necessário. A ação é gratuita e você pode entender mais sobre como funciona no site oficial da 99.
Além disso, no início da pandemia, a 99 distribuiu mais de 500 mil máscaras laváveis para os parceiros em mais de 20 cidades brasileiras.
O app segue enviando mensagens para passageiros e motoristas com dicas de prevenção e desinfecção dos carros.
A empresa também procura divulgar vídeos educativos e podcasts sobre o fundo (de US$ 10 milhões), que foi criado para ajudar os motoristas diagnosticados com o coronavírus.
O uso da máscara é obrigatório para motoristas e passageiros em viagens com o app 99. Por exemplo, para iniciar seus trabalhos, os motoristas precisam comprovar o uso da máscara de proteção – o app fará a validação desse item na face de cada motorista.
A desinfecção de veículos de aplicativos surge em uma época importante onde há o combate contra um inimigo invisível. Todo cuidado pode fazer a diferença.