Alugar Carros Para Motoristas de Aplicativo: Vale a Pena? Veja Aqui!
Muitas pessoas tiram seu sustento trabalhando de Uber ou apenas fazendo um “bico” para conseguir complementar a renda de casa. Mas, há quem tenha a dúvida sobre se alugar um carro ou ter um próprio é uma vantagem ou não para esse tipo de serviço.
Se você está pensando em começar a trabalhar como Uber, veja aqui qual é a forma mais vantajosa, quais são as principais vantagens, desvantagens, cuidados necessários e muito mais.
Continue lendo e fique por dentro do assunto para tirar todas suas principais dúvidas.
Alugar Carros Para Motoristas de Aplicativo: Vale a Pena?
A Uber, assim como tantos outros aplicativos de viagem, vieram para facilitar a vida de todos os usuários que priorizam a mobilidade e praticidade, tanto para quem dirige quanto para quem utiliza o serviço, obtendo um carro ou não.
Quem quer se tornar um motorista de aplicativo não precisa necessariamente ter um veículo disponível, basta apenas alugar um carro e assim, começar a ganhar dinheiro pelo aplicativo o quanto antes.
Se você é iniciante e quer começar a ganhar dinheiro o quanto antes, primeiro é necessário fazer o download do aplicativo da Uber em seu smartphone, tendo seu perfil aprovado depois da análise feita pela empresa. É o momento de enviar sua foto da carteira de habilitação e demais documentos pessoais, depois disso, espere pela aprovação.
Depois que receber a notificação de que seu perfil foi aprovado, é o momento de ir até uma locadora de carros e assim fazer a comprovação de seu cadastro como motorista da Uber, dessa forma, você poderá escolher um tipo de carro para alugar, apresentando os demais documentos que são solicitados pelas locadoras de veículos, fazendo seu cadastro.
Geralmente para alugar um veículo em uma locadora, você deverá ter em mãos:
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Adicionar o EAR – Exerce Atividade Remunerada em sua CNH;
- Ter um cartão de crédito disponível para caução;
- E por fim, mostrar o e-mail de validação de seu perfil com a Uber.
Caso você não possua um cartão de crédito em seu nome, não tem problema, basta que o titular do cartão que será utilizado esteja no momento do aluguel do carro e da criação do seu cadastro, mostrando que realmente está de acordo com o empréstimo.
Esses são os documentos geralmente solicitados para o empréstimo de um carro comum, só sendo diferente pela confirmação da Uber.
A Uber é lembrada como uma das empresas que possui menor burocracia na hora de ter vínculo com as demais locadoras de veículos, o que facilita todo o processo, algo muito importante para quem está começando agora o processo de se tornar motorista.
Além disso, as maiores locadoras do Brasil estão diretamente filiadas com a Uber, como é o caso da Localiza, da Unidas e da Movidas, oferecendo descontos e várias promoções para facilitar a vida do futuro motorista.
Qual é o valor para alugar um carro para trabalhar na Uber?
Os valores iniciais mudam de acordo com a locadora e também com o plano selecionado pelo motorista. Geralmente o valor do caução é de R$600 – sendo assim bloqueado no cartão de crédito, liberado posteriormente a conclusão da locação.
Quando falamos dos valores dos planos existentes, geralmente eles mudam de acordo com o tempo do plano que foi contratado. O preço médio mensal é de R$1350, podendo ser maior ou menor, principalmente pelas tarifas que são aplicadas pela locadora.
Principais vantagens de alugar um carro ao invés de comprar
Um fato óbvio, mas que merece ser destacado, comprar o carro próprio não é tão vantajoso, visto que ele sofre com a desvalorização do mercado com o passar dos anos, a necessidade de pagamento de demais impostos como o IPVA, DPVAT, licenciamento e demais tipos de seguros, além da manutenção, que deve ser executada constantemente.
Quando se aluga um carro, o único custo do motorista será com a gasolina e com o aluguel do mesmo, podendo sempre trocar o carro por um modelo mais novo quando for executar a renovação do contrato.
Outro valor que não é comentado é sobre a franquia ofertada pela locadora, que dentro de determinado valor é feita a cobertura de roubos, furtos e demais danos.
Por isso, ao pensar em se tornar um Uber, é preciso analisar bem antes de se prender em várias parcelas para ter seu veículo próprio, o que não é tão vantajoso quanto parece.